O
Retorno Dos Vampiros De Helsinki
Por Trevas
O combo finlandês The 69 Eyes está completando 30 de atividade com o lançamento de seu 12º trabalho de estúdio, produzido por Johnny Lee Michaels (mais conhecido por
suas incursões como compositor de trilhas sonoras para o pouco expressivo
cinema finlandês). Seu autodenominado Goth’n’Roll,
ainda que tenha rendido grande sucesso comercial (especialmente na Europa),
costuma nos brindar com discos para lá de heterogêneos, onde verdadeiras pérolas
do estilo dividem espaço com canções de gosto duvidoso. Desde o razoável X (trabalho de 2012) eu não adquiria um
disco dos caras, e talvez só tenha realmente embarcado em West End por conta do
lançamento nacional do disco, pelas mãos da sempre caprichosa Shinigami Records.
Olha, e confesso que me senti um pouco envergonhado por ter deixado os
finlandeses de lado por um tempo, pois o quarteto que abre o disco já é
suficiente para engolir boa parte dos trabalhos de Gothic Rock feitos na
última década! Two Horns Up flerta
com o Metal, uma abertura perfeita com o bem-vindo reforço do gnomo inglês Dani Filth.
27 & Done é uma “ode” à infame turma dos ícones da cultura pop que se foram coincidentemente nessa aparentemente amaldiçoada idade. Uma delícia gótica cuja letra irônica pode soar ofensiva e perigosa àqueles que tendem a levar tudo à sério demais. Para nossa sorte esse não é o caso do quinteto de músicos, e belezuras como uma Black Orchid ou uma Cheyenna, com suas caricatas Gothic Girls, podem soar tanto sexistas como empoderadoras.
Curiosamente a banda se sai muito melhor quando abraça seu lado mais gótico (que por vezes soa como uma versão Disney do que o The Cult fez em Love) do que quando transita pelo Shock Rock ou pelas suas influências de Sleaze, como nas apenas passáveis Burn Witch Burn e The Last House On The Left (novamente com reforços, dessa vez Filth + Wednesday 13 e a “filha-do-hômi” Calico Cooper). Para nossa sorte os pontos baixos dessa vez estão em minoria, e ainda podemos nos divertir com canções para lá de inspiradas do porte de Outsiders, Change e Death & Desire, nesse que de cara já se coloca entre os melhores trabalhos dos vampiros de Helsinque! (NOTA: 8,79)
Gravadora: Shinigami Records (nacional)
O cruzamento de Maracujás de Gaveta com um morcego? |
Curiosamente a banda se sai muito melhor quando abraça seu lado mais gótico (que por vezes soa como uma versão Disney do que o The Cult fez em Love) do que quando transita pelo Shock Rock ou pelas suas influências de Sleaze, como nas apenas passáveis Burn Witch Burn e The Last House On The Left (novamente com reforços, dessa vez Filth + Wednesday 13 e a “filha-do-hômi” Calico Cooper). Para nossa sorte os pontos baixos dessa vez estão em minoria, e ainda podemos nos divertir com canções para lá de inspiradas do porte de Outsiders, Change e Death & Desire, nesse que de cara já se coloca entre os melhores trabalhos dos vampiros de Helsinque! (NOTA: 8,79)
Gravadora: Shinigami Records (nacional)
Prós: ótimas composições, clima gótico
bacana
Contras: os momentos mais rockers ficam
aquém do restante
Classifique como: Gothic Rock, Gothic
Metal
Para Fãs de: The Cult, Type O Negative, HIM
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