sábado, 28 de novembro de 2020

Firewind – Firewind (CD-2020)


Fogo Renovado
Por Trevas

O 9º trabalho de estúdio da banda do guitarrista grego Gus G (Ozzy, Dream Evil) chega após duas importantes mudanças de formação: saem o tecladista Bob Katsionis, parceiro de Gus há nada menos que 16 anos, e o vocalista Henning Basse. Gus assumiu os teclados no disco (assim como a produção, com ajuda de Dennis Ward), e chamou o alemão Herbie Langhans (Sinbreed, Avantasia) para ser o oitavo (caceta!!!!) vocalista a empunhar o microfone do Firewind.

Em chamas

E se a ideia de lançar um disco homônimo é a de marcar um novo recomeço, o petardo Welcome To The Empire se mostra o cartão de visitas perfeito. Um cruzamento moderno e pesado do Helloween da era Deris (vide a voz encardida de Herbie) com o trabalho do Malmsteen.


O peso adicional no som da banda é confirmado em Devour e Rising Fire, as duas com refrães de grudar no cérebro. Break Away tem uma cara de material clássico do Malmsteen, e Bob Katsionis aparece como convidado nos teclados climáticos de Orbital Sunrise, que destaca também o poderio do novo vocalista.


Longing to Know You quebra um pouco a pancadaria, uma balada que tinha tudo para ser memorável, mas peca por um refrão pouco convincente. Overdrive e All My Life reativam o modo Malmsteen, enquanto Space Cowboy tem um que de Scorpions, um Hard/Heavy que me fez triste por Gus não ter tido a chance de compor para um disco do Ozzy. Se Firewind, o disco, representa um novo caminho para Gus G e sua trupe, este é pesado e promissor. Um dos melhores trabalhos da banda, e a melhor “coisa com cara de Malmsteen” desde Magnum Opus. (NOTA: 8,72)

Visite o The Metal Club

Gravadora: Shinigami Records (nacional)

Prós: é o disco mais pesado da banda

Contras: tem aquela aura de Malmsteen, o que dará náuseas a alguns

Classifique como: Heavy Metal, Power Metal

Para Fãs de: Malmsteen, Helloween

2 comentários:

  1. Não conheço a banda. E pouco escutei de memorável nos trabalho do tal GG com o véio Oz. Também, não curti muito o que li - Malmsteen, véio??!?!?!
    Mas, vá lá, vou dar uma chance pros caras e tentar escutar esse disco. Algum outro deles pra recomendar?
    Aquele abraço, mizifio berrador!!
    ML

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lacerda!!!
      Então, tenho mega birra com o Malmsteen, mas tal como o Dream Theater, que também me instiga nariz torcido, há de se lembrar que já fez coisas legais num passado remoto. E, quando faço a comparação, entenda que não é uma cópia, somente uma referência.
      Sobre o Gus, infelizmente ele nunca compôs para o Ozzy, apenas tocou em um disco já pronto. Ao vivo, mandou super bem.
      Abraço
      T

      Excluir