quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Viva La Vida Tosca – João Gordo e André Barcinsky (Livro-2016)

João Gordo - Viva La Vida Tosca
Viva o Gordo!
Por Trevas

Lançado em agosto de 2016, Viva La Vida Tosca é fruto de 18 meses de conversas entre o jornalista André Barcinski (autor de Barulho, dentre uma caralhada de contribuições em veículos da grande mídia) e o mitológico João Gordo.

Costumo brincar que o JG seria nosso “Ozzy brasileiro”, e não o faço sem fundamento: de uma infância barra pesada e uma vida de eterno confronto com todo o tipo de substâncias, ao sucesso praticando um som alijado de divulgação nas rádios e TVs, repentinamente os dois se tornaram fenômenos Pop que transcendem em muito sua obra musical.

E essa trajetória conturbada poderia render um “Junkie Book” chato e pesado (ops), mas tal como acontece com o fantástico Eu Sou Ozzy, Viva La Vida Tosca se torna uma leitura dinâmica e deliciosa, pois seu protagonista é uma figura de carisma ímpar e um exímio contador de histórias (obviamente a linguagem Gordiana é muito bem traduzida para a literatura pelo sr. Barcisnki). Gordo não conta histórias sórdidas para se vangloriar, não esconde seus erros e defeitos (sem necessariamente ficar se desculpando pelos mesmos, o que seria um porre) e nos faz adentrar seu mundo podrão com um humor autodepreciativo que funciona muito bem, obrigado.

O livro é bem caprichado, com capa dura, papel reciclado de qualidade, inúmeras fotos históricas (em preto e branco), um marcador de páginas em forma de martelo (sim, o martelo que JG usava em seus programas de TV) e raríssimos problemas gráficos. Não encontrei versão do mesmo em E-book, mas o capricho na edição física da Darkside Books é tanto que não sei se optaria pela versão digital mesmo se ela existisse.

Mas quem espera com esse livro ter em mãos uma biografia detalhada da carreira do RDP, talvez se decepcione. Ainda que as histórias se cruzem o tempo todo, o centro do texto é o mundo do JG. Talvez Guidable, o excelente documentário em vídeo, seja uma melhor pedida a quem espera por detalhes mais ricos da carreira da maior banda de HC do Brasil.

Agora se o que você espera é uma grande biografia de uma das figuras mais carismáticas, interessantes, controversas e importantes da história do Rock nacional, não perca seu tempo e encomende já sua cópia.
Diversão garantida!!!


NOTA: 9,00


Ficha Técnica: Viva La Vida Tosca
Autores: João Gordo e André Barcinski
Editora: Darkside
Páginas: 320



2 comentários:

  1. Show, Trevas! Dificilmente um biografia desse ícone de peso (ops) da música brasileira, decepcionaria! Com o seu aval, deu mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Fala Delacroix!!!
    Valeu, camarada! Renato Stefani Massa A do Ozzy é excelente, a do Tony Iommi é bacana, mas li ela pouco após ler a biografia do BS pelo Mick Wall e percebi que Iommi sutilmente sobrevoou vários pontos polêmicos de sua vida profissional. Quero ler a nova do Boss e essa do Bowie me chama a atenção.
    Grande abraço
    T

    ResponderExcluir