Nordic Union |
Vikings Fazem Boa Farofa de Alce
Por Trevas
O dono da Italiana Frontiers Records deve brincar de análise combinatória com os
músicos mais proeminentes da atual cena Hard/AOR mundial. A quantidade de
projetos de supergrupos que ele consegue gerar certamente suplantam nossa
capacidade de absorver o resultado final. E convenhamos, com essa avalanche de
lançamentos parecidos, nem sempre o resultado final presta. Esse Nordic Union me colocou a pulga atrás da orelha por trazer uma junção
pouco provável de dois músicos nórdicos: o enrugado vocalista Ronnie Atkins, que há décadas carrega a instituição dinamarquesa de Heavy/Power
Metal Pretty Maids nas costas se juntando ao sueco Erik Martensson,
vocalista e multi-instrumentista da melhor banda de AOR moderna, o Eclipse. A junção parece mais estranha
no papel, mas cabe ressaltar que uma das características que tornam o Pretty Maids uma banda com sonoridade bem própria é justamente a
capacidade incomum em unir o típico Power Metal Europeu com AOR sem que isso
soe forçado.
Ronnie Enrugatkins |
O
projeto ganha alguns pontos ao contar com composições próprias da dupla,
fugindo a regra dos últimos lançamentos da Frontiers,
nos quais os supergrupos de proveta se fazem valer de repertório fabricado por
compositores de aluguel. Fácil de explicar: Erik é justamente um dos compositores de aluguel onipresentes nas
obras da gravadora italiana.
Erik comemorando seu 789 lançamento pela Frontiers...em um ano... |
The War Has Begun começa (dã) exatamente
como era de se esperar, uma perfeita mistura entre o Power/AOR do Pretty Maids com o AOR moderno do Eclipse.
A voz de Ronnie é inimitável (se bem
que o Hansi Kusch bem tentou no passado) e a faixa de trabalho Hipocrisy (ver
vídeo) com seu refrão absurdamente grudento já nos entrega que estamos diante
de um dos bons exemplares da Frontiers.
Cabe ressaltar que completam o grupo o baterista Magnus Ulfstedt (ex
Eclipse, Talisman e grande elenco) e
diversos guitarristas convidados nos solos (E.g. Thomas Larson do Glenn Hughes e Fredrik Folkare do Unleashed).
O
clima da produção aqui lembra bastante o do primeiro disco de outro supergrupo,
o WET, do qual Erik faz parte. Um clássico, então a referência é boa, certo? Ok, mas
nem sempre a coisa funciona tão bem: Wide
Awake é qualquer coisa que já
ouvimos antes nos trabalhos recentes do Pretty
Maids e a baladinha Every Heartbeat tem açúcar em quantidade suficiente para tornar um mamute
diabético.
Dinamarca x Suécia |
Por
sorte When Death Is Calling (ver vídeo), uma espécie de The Cult-encontra-Power Metal, puxa o nível lá para cima, seguida pela
também muito boa 21 Guns. A ótima Falling é Eclipse puro
com a voz rascante de Mr. Atkins no
comando e The Other Side é a mais
rocker do material. Todas grudentas como piche.
Point
Of No Return (vídeo) é bem Pretty Maids e mantém o nível lá no alto.
Infelizmente a dupla não estava lá muito inspirada para baladas e True Love
Awaits You é um xarope de proporções homéricas. Para nossa sorte a dupla
resolveu terminar os serviços com a boa Go, um hard moderno e honesto. Algumas
versões do disco contam ainda com uma rendição acústica para When Death Is
Calling, um material ok, mas que não vale a busca por edições limitadas.
Saldo Final
A expertise de Ronnie Atkins com o material mais AOR
do Pretty Maids casou bastante bem
com o super poder de Erik Martensson
em compor faixas extremamente grudentas e viciantes. Diria ainda mais, a voz
rascante de Ronnie torna o material
ainda mais bacana, evitando que as músicas comecem a enjoar, o que é praxe em
bandas de AOR. Uma junção incomum e que possivelmente nunca vai ver a luz dos
palcos (como é usual em se tratando dos supergrupos da Frontiers), mas que já pode se gabar de ter gerado um rebento para
lá de bacana. Um disco curto e viciante.
NOTA: 84
Para fãs de: Pretty Maids,
Eclipse e trabalhos de AOR moderno
Fuja se: tens alergia a farofa
Classifique como: AOR/Hard Rock
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