segunda-feira, 28 de março de 2016

Nordic Union – Nordic Union (Cd-2016)


Nordic Union
Vikings Fazem Boa Farofa de Alce
Por Trevas

O dono da Italiana Frontiers Records deve brincar de análise combinatória com os músicos mais proeminentes da atual cena Hard/AOR mundial. A quantidade de projetos de supergrupos que ele consegue gerar certamente suplantam nossa capacidade de absorver o resultado final. E convenhamos, com essa avalanche de lançamentos parecidos, nem sempre o resultado final presta. Esse Nordic Union me colocou a pulga atrás da orelha por trazer uma junção pouco provável de dois músicos nórdicos: o enrugado vocalista Ronnie Atkins, que há décadas carrega a instituição dinamarquesa de Heavy/Power Metal Pretty Maids nas costas se juntando ao sueco Erik Martensson, vocalista e multi-instrumentista da melhor banda de AOR moderna, o Eclipse. A junção parece mais estranha no papel, mas cabe ressaltar que uma das características que tornam o Pretty Maids uma banda com sonoridade bem própria é justamente a capacidade incomum em unir o típico Power Metal Europeu com AOR sem que isso soe forçado.

Ronnie Enrugatkins
O projeto ganha alguns pontos ao contar com composições próprias da dupla, fugindo a regra dos últimos lançamentos da Frontiers, nos quais os supergrupos de proveta se fazem valer de repertório fabricado por compositores de aluguel. Fácil de explicar: Erik é justamente um dos compositores de aluguel onipresentes nas obras da gravadora italiana. 

Erik comemorando seu 789 lançamento pela Frontiers...em um ano...
The War Has Begun começa (dã) exatamente como era de se esperar, uma perfeita mistura entre o Power/AOR do Pretty Maids com o AOR moderno do Eclipse. A voz de Ronnie é inimitável (se bem que o Hansi Kusch bem tentou no passado) e a faixa de trabalho Hipocrisy (ver vídeo) com seu refrão absurdamente grudento já nos entrega que estamos diante de um dos bons exemplares da Frontiers. Cabe ressaltar que completam o grupo o baterista Magnus Ulfstedt (ex Eclipse, Talisman e grande elenco) e diversos guitarristas convidados nos solos (E.g. Thomas Larson do Glenn Hughes e Fredrik Folkare do Unleashed).



O clima da produção aqui lembra bastante o do primeiro disco de outro supergrupo, o WET, do qual Erik faz parte. Um clássico, então a referência é boa, certo? Ok, mas nem sempre a coisa funciona tão bem: Wide Awake é qualquer coisa que já ouvimos antes nos trabalhos recentes do Pretty Maids e a baladinha Every Heartbeat tem açúcar em quantidade suficiente para tornar um mamute diabético.

Dinamarca x Suécia
Por sorte When Death Is Calling (ver vídeo), uma espécie de The Cult-encontra-Power Metal, puxa o nível lá para cima, seguida pela também muito boa 21 Guns. A ótima Falling é Eclipse puro com a voz rascante de Mr. Atkins no comando e The Other Side é a mais rocker do material. Todas grudentas como piche.



Point Of No Return (vídeo) é bem Pretty Maids e mantém o nível lá no alto. Infelizmente a dupla não estava lá muito inspirada para baladas e True Love Awaits You é um xarope de proporções homéricas. Para nossa sorte a dupla resolveu terminar os serviços com a boa Go, um hard moderno e honesto. Algumas versões do disco contam ainda com uma rendição acústica para When Death Is Calling, um material ok, mas que não vale a busca por edições limitadas.


Saldo Final

A expertise de Ronnie Atkins com o material mais AOR do Pretty Maids casou bastante bem com o super poder de Erik Martensson em compor faixas extremamente grudentas e viciantes. Diria ainda mais, a voz rascante de Ronnie torna o material ainda mais bacana, evitando que as músicas comecem a enjoar, o que é praxe em bandas de AOR. Uma junção incomum e que possivelmente nunca vai ver a luz dos palcos (como é usual em se tratando dos supergrupos da Frontiers), mas que já pode se gabar de ter gerado um rebento para lá de bacana. Um disco curto e viciante.

NOTA: 84

Para fãs de: Pretty Maids, Eclipse e trabalhos de AOR moderno
Fuja se: tens alergia a farofa

Classifique como: AOR/Hard Rock

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