Michael Schenker Fest |
O Baile da terceira
Idade do Alemão
Por
Trevas
Prólogo - Into the
Arena
A arena lotada de
comportados senhores de meia idade se levanta por um breve momento, cada qual
buscando com os olhos por seu ídolo num palco ainda à penumbra. Percebem
rapidamente que Searching For Freedom está ali somente em espírito, no som mecânico, que termina
num fade out anticlimático. A banda desajeitadamente toma seu lugar, Michael Schenker assume o posto de frontman
para anunciar animadamente a instrumental Into
The Arena, e aí você se lembra o que tanto os nipônicos procuravam: um dos
maiores guitarristas da história do rock, em uma de suas melhores fases
técnicas, abrindo uma noite de sonhos para os fãs de sua errática carreira.
Sim, temos o genioso gênio teutônico reunindo na mesma noite três vocalistas de
fases distintas de sua carreira, cercado de ex-membros de encarnações
diferentes do Michael Schenker Group.
Tudo devidamente registrado, em formatos diferentes. Aqui será analisada a
edição em Blu-Ray.
Detalhes do Blu-Ray |
Capítulo Gary Barden
Gary Barden é o primeiro dos vocalistas a encarar os
holofotes. E aí já temos uma pequena pista de que talvez a ideia da junção
fique melhor no papel do que na prática. Uma lenta e algo desajeitada versão de
Attack of the Mad Axeman mostra um Barden que se não compromete, também
fica longe de empolgar. Os problemas com o set também dão as caras nesse
momento. Com apenas cinco números a realizar com Barden, o porquê de termos a mediana Victim Of Illusion representada enquanto On and On, Are You Ready To
Rock e Lost Horizons ficam de
fora, me parece um mistério. Cry For The
Nations ganha uma rendição bem caprichada, que nos faz ter aquele lampejo
do poderio que representava o MSG no
início dos anos 1980. Eu disse ali em cima que Mr. Barden não compromete? Sorry, falei cedo demais. Em Let Sleeping Dogs Lie sua performance é muito ruim,
arruinando parcialmente uma das faixas mais emblemáticas daquela encarnação da
banda. Armed And Ready também já não
soa tão bem com nosso simpático vocalista, mas a energia dispensada na
performance faz com que isso seja deixado de lado. Gary se despede abraçado ao patrão. Ficamos na espera que o segundo
ato seja melhor.
Capítulo Graham Bonnet
Após uma ótima
execução de Coast to Coast,
instrumental composta por Michael
para Lovedrive, do Scorpions, chega a hora de Graham Bonnet. Talvez o momento mais
esperado do set, tendo em vista que o excêntrico vocalista conseguiu ser
mandado embora da banda antes de fazer sua estreia nos palcos após lançar o
excelente Assault Attack. Graham, cada vez mais parecido com o humorista Golias, já chega
chegando: fazendo barulhos para testar a altura de sua voz, sem se importar
disso aparecer no filme, faz o sinal para que aumentem sua voz. Então bem
próximo dos 70 anos de idade, sua performance é curiosa, parece a todo momento
que irá sair do tom ou falhar bizarramente, mas incrivelmente acerta muito mais
do que erra (ah, sim erra também, fique bem claro). Sua presença é
absolutamente magnética, é praticamente impossível descolar os olhos daquele
estranho senhor de terno e gravata que, mesmo sem gostar nem um pouco de rock
pesado, viveu seus poucos momentos de sucesso na carreira atado a esse nicho
musical. Assault Attack, uma música para lá de
complicada para qualquer cantor desse planeta ficou muito boa, e Desert Song, uma das melhores faixas de todo o material do MSG, ficou absolutamente linda, a
despeito da dancinha supostamente sexy do rotundo e para lá de simpático Chris Glen. Chris, em conjunto
com Ted Mckenna traz uma cozinha correta e sólida para o show. O outro
membro fixo vem da era McAuley, Steve Mann, dividindo a segunda guitarra e os teclados com a competência e
discrição necessários. A comercial Dancer
fecha o capítulo Bonnet, com auxílio
dos outros dois vocalistas nos backing vocals, uma ajuda bem-vinda ao nosso
herói da terceira idade. Se o primeiro ato havia sido apenas ok, o segundo, divertido
ainda que imperfeito, subiu bastante a qualidade da apresentação.
Capítulo Robin McAuley
A fantástica
instrumental Captain Nemo faz as vezes de interseção entre
os atos dessa vez, e confesso que não sabia o que esperar da apresentação com Robin McAuley, já que o material de sua era pendia muito mais para um Hard Rock festeiro e farofento e também pouco eu sabia sobre o que o
canadense andava fazendo e como andaria sua voz atualmente. Robin, cuja idade está no meio do
caminho entre os oito anos que separam Graham
(o mais velho) de Gary (o mais novo)
está em muito melhor forma que seus colegas. Com o visual que se esperaria de
um cantor de rock pesado, Robin desfila com maestria entre números de sua fase
(quando a banda atendia por McAuley Schenker Group) que tem como trunfo quase nunca figurarem nos repertórios do
guitarrista alemão. Se This Is My
heart e Love is Not a Game podem não fazer falta aos ouvidos dos fãs mais
“troo”, acredito que seja impossível a qualquer ser vivo que curta hard/Heavy
passar incólume à excelente e vigorosa Save
Yourself, número em que Michael
Schenker prova que seus dias de dificuldades técnicas fomentadas pelo abuso
de substâncias ficaram bem para trás. De longe o melhor momento da noite. Schenker, aliás, pode ser doido, mas de
bobo não tem nada. Foi exatamente Robin
sua escolha para trabalhar nos clássicos do UFO Shoot Shoot e Rock Bottom, antes dos
outros vocalistas voltarem para finalizar a festa com uma rendição algo
bagunçada de Doctor Doctor.
Imagem e Som
Sem
grandes arroubos visuais na produção de palco uma iluminação burocrática e
cortes e edição para lá de comportados, o registro visual do show é correto. Há
câmeras suficientes para garantir um produto de qualidade. A imagem é
cristalina a maior parte do tempo, ficando desagradavelmente granulada nos
momentos mais escuros, mas como estes são raros, não chega a ser um grande
incômodo. Se visualmente o show é apenas correto, sonoramente o material é um
tremendo desbunde. Ao menos no modo LPCM
Stereo, já que não possuo
equipamento para a mixagem em 5.1 disponível no Blu-Ray. Todos os instrumentos estão muito bem representados no mix
e com um punch considerável. Não há tanto da plateia durante as músicas, é
verdade, mas nesse caso fica claro que se deve muito mais ao comportamento
padrão do silenciosamente devoto público nipônico. Ah, e uma curiosidade: todas
as falhas técnicas, seja dos cantores, da banda ou até mesmo do patrão (sim,
poucas, mas existem) foram mantidas na mixagem. Acho pouco provável que existam
overdubs, o que me parece uma
escolha acertada.
Material Bônus
O
Blu-Ray ainda traz uma sequência de
curtos capítulos documentando o evento, desde a saída de Osaka para Tóquio,
mostrando a passagem de som, a expectativa dos fãs e cenas de bastidores. Enfim,
o bônus que se esperaria de qualquer show lançado no formato Home Video (mas que nem sempre se faz presente). Ah, não há legendas em
nenhuma língua e o inglês de parte da galera é bem esquisito. Boa sorte.
Saldo Final
Um
cínico bem poderia achincalhar com propriedade o show aqui retratado, seja pela
forma física de alguns dos envolvidos, seja pelas limitações técnicas impostas
pela idade dos mesmos. Mas o que realmente importa é que sete músicos
sessentões, entre erros e acertos, proporcionaram uma noite divertida e
emocionante para uma arena abarrotada. E seja em cima do palco, seja na
plateia, ao final do show não se viu nada além de sorrisos. Isso diz tudo o que
você precisa saber.
NOTA: 8,00
Lançamento:
Inakustik (importado)
Pontos
positivos: Schenker em plena forma tirando poeira de algumas pérolas da sua
discografia e revendo amigos
Pontos
negativos: Gary Barden não anda lá muito inspirado e algumas escolhas do
repertório não agradam.
Para
fãs de: Michael Schenker em geral
Classifique como: Hard Rock, Heavy Metal
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