sábado, 16 de julho de 2016

Soilwork – Live In The Heart Of Helsinki (Blu-Ray + 2Cds – 2015)

Soilwork - Live at the Heart of Helsinki (Blu-ray +2Cds - 2015)
O Holótipo do Melodic Death metal Sueco!
Texto por Trevas

O primeiro ao vivo oficial do Soilwork demorou a sair, mas veio carregado de material. O prato principal, o show na Finlândia, é apoteótico, com um set list de 23 músicas -  que apesar de trazer um bocado do então disco mais recente (o excelente The Living Infinite, ver resenha aqui), serve como um eficiente Best Of dos suecos. Bjorn Strid e sua trupe fogem ao padrão atual das bandas mais pesadas, com uma presença de palco bem mais rocker e humana do que se esperaria.


Humanidade essa que confronta o talento do grandalhão careca, que mesmo acima do peso agita e canta absurdamente tanto nos vocais limpos quanto nos urrados e gritados. Todo o resto da banda é extremamente afiado, beirando a perfeição, em especial o monstro Dirk Verbeuren, que não à toa foi fisgado pelo Ruivo Herring para capitanear as baquetas do Megadeth. Ah, e os fãs finlandeses agitam barbaridades o show inteiro!

Ah, e de quebra, ainda temos a presença da traveca favorita de dez entre dez fãs de metal, Floor Jansen, em Let This River Flow e de Nathan Biggs (Sonic Syndicate) em Black Star Deceiver.

O palco simples e sem firulas do show
Uma pena que a excelência no som (tanto no Blu-ray quanto nos Cds) não acompanhe um capricho visual condizente. Não, as imagens não são ruins, mas a escolha de um show em uma casa pequena, sem grandes efeitos de luz e nada mais que um backdrop enfeitando o palco acaba limitando a experiência visual. A energia do show compensa isso, e talvez a ideia tenha sido exatamente a de passar a sensação de estarmos num show qualquer da banda, e não em um daqueles eventos especiais únicos que marcam as filmagens de home vídeos atuais. De bônus, ainda temos um ótimo documentário sobre a história da banda e outro sobre a gravação do The Living Infinite.


Saldo Final
Enfim, LITHOH contém material obrigatório para os fãs e serve de ótimo ponto de partida para quem tem curiosidade de conhecer a maior banda de Melodic Death Metal do planeta. E vou te dizer, deu uma baita ansiedade para a primeira vinda da banda no Brasil, a acontecer em setembro (aos cariocas, como diabos vão colocar essa banda no palco do Odisseia????).

NOTA: 10

Indicado para: Fãs de Melodic Death Metal e de metal tradicional, mas que não tenham medinho de uns urros aqui e ali.
Fuja se: a mistura de vocais urrados e melódicos não seja sua praia

Classifique como: Melodic Death Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário