Uma Longa e Bela Jornada
Por Trevas
Para o 13º disco de estúdio dos titãs do Metal Progressivo, o dono da bola, Jim Matheos, trabalhou arduamente, desde meados de 2019, com seu parceiro musical de longa data, o vocalista Ray Alder. O resultado final, Long Day Good Night, nos brinda com 13 novas faixas. Supostamente o trabalho mais variado da longa carreira da banda, segundo a dupla. Quem me conhece, ou acompanha a Cripta, sabe que essa é uma das minhas bandas de cabeceira, então levei um tempo até assimilar com justiça o disco, que ganhou caprichadíssima versão nacional pela Urubuz Records (papel de alta qualidade no encarte, ponto para eles!). Vamos lá.
Matheos, Abdow, Alder, Vera & Jarzombek |
Melancolia é uma constante no bestiário Fateswarniano, e aqui não é diferente: The Destination Onward abre o disco de maneira nada urgente, mas o faz com sucesso. E quando Shuttered Wolrd chega a nossos ouvidos, já está claro se tratar intencionalmente de um CD para lá de acessível. Para os padrões da banda, claro.
Não me lembro de tantos refrães
de fácil assimilação no mesmo disco dos caras, e longe de mim insinuar que isso
seja um indicativo de diluição do som do Fates Warning: os longos
72 minutos de Good Day Long Night parecem voar, justamente por conta
disso. E não há o que temer, tudo o que amamos na banda está presente aqui, a épica
Longest Shadow Of The Day não me deixa mentir.
Mas há também um senso maior de urgência, gerando resultados tão dispares quanto os riffs encardidos de Shuttered World e Liar e sutilezas como nas belas Under The Sun e When The Snow Falls. Confesso que demorei um bocado a entrar de cabeça nesse novo mundo de Matheos e Alder, mas uma vez que Long day Good Night clicou na minha mente, foi um caminho sem volta. Outro disco fenomenal, e de fato o mais variado da carreira da banda mais bacanuda de seu subgênero. (NOTA: 9,21)
Visite o The Metal Club |
Gravadora: Urubuz Records (nacional)
Prós: belas melodias e
refrães, num disco variado
Contras: achei o som
ligeiramente abafado
Classifique como: Prog Metal
Para Fãs de: Queensrÿche
Nenhum comentário:
Postar um comentário