sábado, 18 de outubro de 2014

Opeth - Pale Communion (CD-2014)



A Revolução Inócua das Ideias Recicladas
Por Trevas


Prólogo – Reinvenção à vista

Depois de ter dividido opiniões com Heritage, Mikael Akerfeldt parece ter vestido a carapuça de gênio incompreendido. E dá-lhe declaração de como o Metal anda previsível, como as bandas não ousam mais, como ele é conhecedor de Rock Progressivo e comprometido com a progressão estilística do Heavy Metal. Ok, boa parte de suas declarações tem um fundo de verdade. Particularmente, acho o Opeth uma banda inventiva e original. Pouco me interessa a polêmica em torno da declaração de que Mikael não mais usaria seus famigerados guturais nos futuros lançamentos. Afinal, meu disco favorito dos caras é Damnation, uma pérola recheada de melancolia e vocais limpos. Com toda a empáfia do criador e líder da banda, esperei por um disco revolucionário e de alta qualidade nesse novo Pale Communion.

Pálida Reciclagem

Os primeiros instantes de Eternal Rains Will Come cospem agressivamente na minha esperançosa cara: parecem uma compilação de todos os clichês do segundo escalão do rock progressivo setentista. A coisa melhora um bocado após a entrada de um belo piano e de um suave solo de guitarra. A música fica então bem interessante e os vocais, que parecem saídos de algum disco perdido do Wishbone Ash são bem legais. Por fim, uma música bastante legal. Cusp Of Eternity é exatamente o que eu poderia esperar do novo Opeth, pesada e cheia de meneios orientais, a música traz uma visível evolução na voz de Mikael. Uma faixa excelente que provavelmente cairá nas graças da maioria do público da banda.




Infelizmente, daí para frente nada mais causará tamanho impacto. Moon Above, Sun Below parece um corte e colagem dos momentos menos inspirados de trabalhos desconhecidos do King Crimson. O dedilhado de Elisian Woes trouxe alguma esperança. Em alguns momentos ela lembra algo retrabalhado do fantasmagórico projeto Storm Corrosion. Uma música bacana, mas que passa longe de algo memorável dentro da discografia Opetheana.



Goblin é uma homenagem instrumental à banda italiana homônima. Novamente uma colcha de retalhos de clichês progressivos, deve agradar somente aos que estão descobrindo o estilo agora (ou aqueles que consomem avidamente qualquer coisa do gênero). The River é em sua primeira parte um rock setentista tão primário e simples que chega a assustar. Infelizmente depois ainda piora, descambando para um festival de clichês progressivóides de terceiro escalão.


Akerfeldt e sua turma
O clima oriental misterioso de Voice Of Treason ameaça elevar o nível da bolachinha, reintroduzindo elementos diluídos do antigo som da banda.  Uma faixa legal, mas nada de outro mundo. O arranjo calmo e orquestrado de Faith In Others serve como canal para Mikael mostrar a evolução de sua voz limpa numa faixa que se arrasta por quase oito minutos para encerrar o disco sem alarde e sem deixar saudade.

Saldo Final

Pale Communion dificilmente irritará aqueles que vociferaram contra Heritage, já que fora cantado em prosa e verso o novo caminho escolhido pelo Opeth. O disco provavelmente será recebido com louros pelos fanboys, mas é certo que com o passar dos anos ganhará camadas de poeira na própria coleção destes. Acho irônico que uma banda das mais inventivas dos últimos tempos pregue evolução e ousadia desenterrando e reciclando clichês de bandas do passado. O Opeth escolheu deixar de ser líder e passar a ser um reles seguidor. Respeito a opção. Talvez esse novo caminho agrade aos fãs incondicionais de progressivo, ou aqueles que estejam descobrindo o estilo agora. Confesso que não me sinto tentado a gastar novamente meu dinheiro com futuros lançamentos dos caras. Com licença, vou lá escutar o Damnation e o Blackwater Park. Sem mais, desligo.

NOTA: 6

Prós:
Excelente produção, Cusp Of Eternity é excelente.

Contras:
Músicas desinteressantes e de pouco impacto, reciclando clichês do rock progressivo.

Classifique como: Rock Progressivo, Prog Metal

Para Fãs de: Apenas para os aficionados pelo progressivo em sua forma menos inspirada

Ficha Técnica
Banda: Opeth
Origem: SWE
Site Oficial: www.opeth.com
Disco (ano): Pale Communion (2014)
Mídia: CD
Lançamento: Warner (nacional)

Faixas (duração): 8 (58’).

Produção: Mikael Akerfeldt
Mixagem: Steven Wilson
Arte de Capa: Travis Smith

Formação:
Mikael Akerfeldt – voz e guitarra;
Fredrik Akesson – Guitarra;
Joakim Svalberg – Teclados;
Martin Mendez – baixo;
Martin Axenrot – bateria.

4 comentários:

  1. Caralho, que merda de disco! Chato para caralho! Parei com essa banda, vou vender os disco bando de vendido de merda. Voce comprou esse lixo? se fudeu
    Danilo

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  2. Olá, Danilo, beleza?
    Cara, pior que comprei. Não faço nenhuma resenha que não seja de material que eu tenha adquirido. Portanto, dói dizer que o cd é chato, pois gastei um dindin com o mesmo. Mas acho que aprendi a lição, Opeth, ao menos em estúdio, nunca mais!
    Abraço
    T

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  3. Nossa, muito ruim, música de velho broxa. cade o show do Exodos?

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    Respostas
    1. Olá, _________
      Porra, o cara é velho e brocha e não pode curtir algo menos chatinho? Coitado.
      Erh, Exodus? Infelizmente não fui. Mas acho que irei no Kansas e no Behemoth.
      Saudações
      T

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