terça-feira, 3 de outubro de 2017

Mastodon – Cold Dark Place (Ep-2017)

Mastodon - Cold Dark Place

O Sombrio Coração de um Ogro
Por Trevas

Bandas normais, ao lançar um novo disco de ótima receptividade por parte de fãs e crítica, costumam concentrar esforços na divulgação e turnê deste trabalho. Mas o Mastodon não é definitivamente uma banda comum. Mal lançou a maldição do sultão por sobre uma horda de headbangers atônitos e logo anunciaram a chegada de mais uma leva de músicas inéditas.

Conceito e Arte Gráfica

Como relatado na resenha para o excelente Emperor Of Sand, vários membros do Mastodon lutaram ao mesmo tempo com sérias enfermidades acometendo seus familiares. O Próprio conceito do disco versando absolutamente sobre essa batalha, com o vilão, o câncer, personificado como o Imperador da Areia do título. E por conta dessas várias frentes de batalha simultâneas, durante o processo criativo e de produção dos dois últimos discos, esses três membros precisaram se ausentar com frequência incomum. Sobrou a Brent Hinds a tarefa de manter a banda coesa, sempre presente nas sessões de produção e gravação, e colocando a criatividade para funcionar em dobro para cobrir a ausência eventual de contribuição por parte de seus desafortunados colegas.

Hinds ensinando um pouco de nada ao Jon Snow
Brent é o barril de pólvora ambulante, tatuado até a fuça, temperamental, falastrão e de língua ferina, que desfila riffs e sua voz de bêbado em clássicos da banda com a mesma frequência com a qual se enfia em confusões e dá declarações propositalmente polêmicas. Mas Brent não é o cara durão 100% do tempo. E compôs as quatro músicas desse Ep nos hiatos criativos dos processos dos dois últimos Cds, sem ainda saber se as usaria como material da banda ou algo solo, em muito para expiar alguns de seus demônios. Ou talvez justamente para manter esses demônios vivos. Quem sabe? Segundo Mr. Hinds “O lugar Frio e Sombrio é o próprio coração de quem criou esse disco”. Tá bom então. E a criação da bela arte de Richey Beckett, explicada no vídeo abaixo, traz à tona esse conceito.



Visitando o Lugar Frio e Escuro

North Side Star é uma pequena grande pérola com uma atmosfera folk, melancólica e melódica. As camadas de vozes sobrepostas me fizeram pensar ouvir uma mulher cantando, mas nada consta nos créditos. Incisivamente Mastodon e tão díspar de qualquer coisa que a banda já tenha feito, só ela já seria o bastante para me fazer feliz com o lançamento desse Ep.


Blue Walsh mantém a atmosfera algo etérea da faixa anterior. Menos apoteótica e sombria, mas ainda assim extremamente agradável, com melodias inspiradas e um refrão que gruda de imediato. Já Toes To Toes (ver vídeo) é a única das quatro faixas gravada durante as sessões de Emperor Of Sand, sob a batuta de Brendan O’Brian. “I came toe to toe and face to face with the beast - He knew me by my name, it was surprising”, grunhe Hinds. Confesso que a despeito da mensagem parecer importante dentro do contexto do material, a faixa passou longe de me chamar a atenção.



A faixa título retoma o clima das duas primeiras músicas da bolachinha. Essencialmente um número acústico, mas repleta de temas e nuances em seu arranjo, parece uma canção de ninar saída do peito de um condenado à morte. Muito bonita.



Saldo Final

Cold Dark Place, a despeito de não ser um trabalho colaborativo como os outros disco da banda, soa sim como Mastodon. Mas quem conhece a fundo a banda, logo se perguntará: mas qual Mastodon? E a resposta é ainda mais estranha: todos - e ao mesmo tempo nenhum. A banda atualmente parece uma versão Heavy Metal da hidra, a besta mitológica de várias cabeças. Cada trabalho do Mastodon é uma das cabeças dessa hidra. Estão todas ligadas ao mesmo corpo, mas são essencialmente diferentes e independentes. A única certeza que você tem ao se deparar com elas é: todas mordem. Mais um trabalho único e excelente de uma das melhores bandas de seu tempo.


NOTA: 9,18

 
Gravadora: Warner (Importado).
Pontos positivos: uma faceta diferente do Mastodon
Pontos negativos: talvez soe sombrio/calmo demais para alguns
Para fãs de: Baroness, Kylesa
Classifique como: Modern Metal, Heavy Metal



2 comentários:

  1. Totalmente excelente!!!
    Escutei esse disquim hj e foi paixão à primeira orelhada.
    Quando uma banda tem uma identidade tão forte qto o Mastodon, até se lançassem um disco com os barulhos dos peidos deles a gente ia logo sacar de quem era a obra... hahahahahaha
    Bela resenha, como sempre!! Massa!!
    ML

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ML!!!!
      Achei viciante e olha que fui com os dois pés atrás...
      Abraço, valeu!!!
      Trevas

      Excluir