terça-feira, 5 de maio de 2015

Blue Öyster Cult - Secret Treaties (CD - 1974)

Blue Öyster Cult - Secret Treaties 
A OSTRA AZUL ENCONTRA SEU SOM
Por trevas (resenha originalmente publicada na antiga Cripta)

Em seu terceiro trabalho de estúdio, os americanos do BÖC ainda não encontrariam o sucesso comercial, (que viria dois anos depois com Agents of Fortune e o seu maior sucesso Don’t Fear The Reaper), mas começaram a escrever em definitivo seu nome na história do rock.

Você chamaria os cabruncos aí de cima para bater o rango da mamãe na tua casa?
Mas antes de chamar a atenção da crítica pelas músicas, a banda atraiu muita curiosidade por uma polêmica causada pela arte de capa. Ainda seguindo o padrão quase totalmente preto-e-branco dos álbuns anteriores, Secret Treaties trazia um desenho da banda à frente de um Messerschmitt ME 262 (com a morte no cockpit), primeiro avião a jato a entrar em operação no mundo. O ME 262 seria um grande trunfo da Luffwaffe (força aérea alemã) durante a segunda grande guerra. E na capa, o símbolo do BÖC aparece na cauda do avião, onde normalmente aparecia originalmente a suástica. Como a banda ainda não era mundialmente conhecida, essa polêmica trouxe uma repercussão na mídia inesperada e muito bem-vinda.




Se esse fato tivesse acontecido alguns discos depois, todos perceberiam que tudo havia sido plenamente calculado, o BÖC sempre soube muito bem como chamar a atenção, mas na época a imprensa mordeu a isca, tolinhos...

Bom, musicalmente falando, o material contido nos parcos 38 minutos de Secret Treaties é tão bom que os leitores da conceituada Melody Maker o elegeram como o melhor álbum de rock de todos os tempos! Exagero, mas um exagero perdoável.

Talvez com a exceção de Cagey Cretins, que é apenas divertida, todas as outras faixas são presença constante nos shows e coletâneas da banda. O som aqui é o BÖC em essência: estranho, porém grudento. Simples, porém inteligente. Um crítico da época chamaria a banda de The Thinking men’s metal band. Hoje parece até engraçado chamar essa banda de Heavy Metal, mas serve para exemplificar o quão perdida a crítica se sentia perante o BÖC.



As músicas praticamente emendam umas nas outras, um artifício muito usado por grupos progressivos, e que funciona muito bem aqui. E mesmo o trabalho sendo bom por inteiro, Astronomy já valeria o preço da bolacha, mesmo que o resto fosse uma bomba!! Esqueça a releitura pífia do Metallica, escute a original!!!Fantástica!!




Outro ponto positivo são as letras, geralmente falando sobre misticismo e ficção científica: quantas bandas possuem títulos tão esdrúxulos quanto: She’s As Beautiful as a foot, Flaming Telepaths, Mistress Of The Salmon Salt? Patty Smith assinaria algumas das letras em Secret Treaties, parceria que viria a ser repetida futuramente.

A turnê desse álbum renderia o primeiro ao vivo do BÖC, On your Feet or On Your Knees, e a cara e superproduzida turnê, com palcos imensos e uso de lasers, foi uma aposta da Atlantic no som do grupo devido a resposta da crítica a Secret Treaties: Estava, portanto, pavimentado o caminho para o multiplatinado Agents Of Fortune, quando então o mundo inteiro cairia aos pés do estranho culto da ostra azul.

NOTA: CLÁSSICO DA CRIPTA!!


CD - Faixas: 8 Duração: 38’26”
Lançamento Nacional Sony Music

1. Career Of Evil
2. Subhuman
3. Dominance and Submission
4. ME 262
5. Cagey Cretins
6. Harvester of Eyes
7. Flaming Telepaths
8. Astronomy

Nenhum comentário:

Postar um comentário