terça-feira, 13 de maio de 2014

Anneke & Daniel - Teatro Rival (RJ) - 07.05.14



Um Memorável Show de Barzinho
Fotos e texto por Trevas

Meio de semana, Anneke Van Giersbergen, cantora holandesa cuja fama remete aos tempos do combo doom/psicodélico/progressivo/alternativo The Gathering, junta sua possante voz e incrível carisma com o britânico Daniel Cavanagh, guitarrista e principal compositor do Anathema, banda inglesa mutante que migrou ao londo dos anos do Doom Metal tosco a um progressivo atmosférico que atrai tribos tão diferentes quanto metaleiros e alternativos modernosos. 

A turnê, chamada Parallel Worlds, promete shows acústicos com músicas da carreira dos dois artistas somadas a algumas surpresas. Como a união da improvável dupla não acontecia desde 2010, e o show do Rio seria o primeiro da Turnê, não adiantou buscar por pistas na rede, o set seria uma surpresa, mesmo para os fãs mais próximos e ardorosos.

Flyer Original da Tour


Com pontualidade britânica, Daniel sobe ao palco munido de um violão, um sorriso e o indefectível cabelo de bozo, sob aplausos de um público comportado, que respeitou quase ao máximo a disposição de mesas e cadeiras do Teatro Rival. 
Comandando um set de aproximadamente 25 minutos, contendo clássicos do Anathema (One Last Goodbye, Fragile Dreams) misturados a uma improvável versão de Another Brick On The Wall (Pink Floyd), Daniel mostrou dominar sua limitada voz (no Anathema o vocalista é o irmão, Vincent) e utilizou com desenvoltura seu pedal que grava trechos das partes executadas. O que permitiu ao artista executar camadas e camadas de violão, enriquecendo as músicas e tornando os arranjos acústicos mais interessantes. Sua simpatia no palco também contagiou (embora no pós show a impressão tenha sido totalmente o oposto), mas ficou claro pela reação do público de quem seria a noite quando Daniel anunciou que sairia para a entrada de Anneke em cena.

Daniel Bozo Cavanagh
Anneke subiu ao palco fazendo piada com seu colega (Delicious!!), fazendo troça com o jet lag  proporcionado pela viagem de 11 horas e tecendo alguns comentários quase lascivos sobre a beleza dos brasileiros. Com seu sorriso sempre caloroso, a holandesa, além de possuir um talento vocal que beira o surreal, tem um domínio tão grande sobre o público que ficamos sempre com a impressão de que somos todos amigos próximos. Se dizendo a pior violonista do mundo, Anneke destilou um set de aproximadamente 25 minutos contendo canções de sua carreira solo (Beautiful One, My Mother Said) com surpreendentes rendições para Time After Time (Cindy lauper) e Drowning Man (U2). Ao chamar Daniel de volta ao palco, foram ouvidas algumas vaias ou urros de decepão, que logo sumiram perante a beleza do que se viu no ato final do show.

Anneke e sua felicidade etérea
Com Daniel se revezando entre o violão e o piano (além de eventualmente colaborando em backing vocals), a dupla apresentou versões intimistas e emocionantes para Leaves (The Gathering), Natural Disaster e Universal (Anathema), dentre outras. Nem a versão para a ultrabrega e pavorosa The Blower's Daughter (de Damien Rice, que ganhou um cover igualmente chato aqui no Brasil com Ana Carolina e Seu Jorge) conseguiu estragar a noite. Debaixo de uma interminável torrente de aplausos, os dois artistas deixam o palco, com os semblantes exauridos iluminados por sorrisos de quem sabe ter proporcionado um espetáculo inesquecível.

Que retornem logo com suas respectivas bandas, plugados e inspirados!!!


Anneke e Daniel
Anneke e Daniel
Após o show formou-se uma longa fila na entrada dos camarins. Como de praxe nos shows da holandesa, ela só se retira do local do evento após atender aos fãs. Ao adentrarmos o backstage nos deparamos com um chilique do sr. Daniel, revoltado por ter que atender "toda aquela gente". Mais à frente, Anneke, visivelmente exausta atendia a todos com seu costumeiro sorriso, fazendo questão de mostrar aos fãs reincidentes nos meet and greet dela que se lembrava do fato. Pequenos gestos que tornam determinados artistas em ídolos. Aprenda, Daniel!!!

Set List do Show por Setlistfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário