sábado, 23 de janeiro de 2021

Trivium – What The Dead Men Say (CD-2020)

 


Mantendo A Boa Fase

Por Trevas

O 9º disco do quarteto estadunidense, agora com 20 anos de carreira nas costas, chegou às lojas repleto de expectativas, tendo em vista o sucesso de The Sin And The Sentence junto ao público e à crítica especializada. Repetindo a formação e a parceria com o premiado produtor Josh Wilbur, fomos checar se dessa vez a banda não repetiria sua sina de discos medíocres seguindo seus grandes trabalhos...

Sorriam, rapazes...ou não

IX é a típica introdução que as bandas de Metal costumam utilizar para criar um clima antes de subir nos palcos e precede a faixa título, nos deixando com a pulga atrás da orelha: teria a banda optado por retornar ao excesso de melodias que tornara Silence In The Snow uma pequena decepção? Produção bem polida e vocais limpos em destaque, a despeito da quebradeira instrumental ao fundo. Boa canção, mas que sucumbe ao poderio inicial do trabalho anterior, falhando como um cartão de visitas que impressione.


Melhor se sai Catastrophist. Apesar de não abrir mão da melodia, o refrão caprichado, a dupla quase telepática de guitarras (Matt e Beaulieu) e a devastação baterística de Alex Bent dão uma vida irresistível ao que poderia bem ser um Pop Metal aguado em outras mãos. E a ótima performance do quarteto (somem-se aos citados, o baixista e fundador Paolo Gregoletto), essa é uma constante na bolachinha.  A, e qualquer tentativa restante de comparação entre o novo material e Silence cai definitivamente por terra após a trauletada Amongst The Shadows & The Stones.


Na verdade, ao invés de repetir a fórmula do bem-sucedido disco anterior, aqui o Trivium optou por mesclar as facetas que já haviam aparecido em trabalhos mais recentes. As quase radiofônicas Bleed Into Me e The Defiant não ficariam estranhas, por exemplo, em Vengeance Falls. Assim como Sickness Unto You tem a caruncha de The Sin And The Sentence.


Ponto extra para a produção e banda por optarem em manter a duração do CD abaixo dos 50 minutos, fazendo com que What The Dead Men Say não deixe a peteca cair por um minuto sequer. Um dos discos mais equilibrados da carreira do Trivium, e olha que a banda já tem outro prontinho para sair. Que mantenham a boa fase! (NOTA: 9,08)

Visite o The Metal Club

Gravadora: Roadrunner Records (importado)

Prós: uma mistura das várias facetas da banda

Contras: nada a declarar

Classifique como: Heavy Metal, Metalcore

Para Fãs de: Killswitch Engage, Soilwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário