domingo, 5 de abril de 2015

Revolution Saints – Revolution Saints: Deluxe Edition (Cd + DVD – 2015)

Revolution Saints (2015)
Pistoleiros de Aluguel à Serviço do Melodic Rock!
Por Trevas

Supergrupo de Proveta

Serafino Perugino criou a Frontiers Records em 1996 e de lá para cá o selo se tornou uma espécie de Valhalla para os fãs de Hard, AOR e Melodic Rock. Em anos recentes o chefão italiano descobriu uma mina de ouro escondida sob a forma de Projetos e Supergrupos montados com a combinação de artistas veteranos cujas carreiras já beiraram o estrelato e que hoje, na nova ordem mundial da indústria fonográfica, se tornaram mais acessíveis.
Serafino fazendo o sinal de vitória ao lado de Steve Lukather
Serafino é fã inveterado de Journey e desde que viu o exímio baterista Deen Castronovo cantando uma música no show da banda (a ótima Mother, father), desenvolveu uma espécie de fetiche: ainda trabalharia os dotes vocais de Deen em um projeto de seu selo. Assim nasceu o Revolution Saints, da ideia de trazer Deen Castronovo como vocalista e baterista de um combo de Melodic Rock. Serafino contatou Deen e sugeriu os nomes de Jack Blades (baixo e voz, Night Ranger e Damn Yankees) e Doug Aldrich (guitarra, Dio, Whitesnake, Bad Moon Rising e Burning Rain), nomes esses prontamente aceitos pelo californiano.
Deen Castronovo em seu habitat natural
Para selar ainda mais o caráter Supergrupo de Proveta, Serafino contratou o tecladista e produtor Alessandro Del Vecchio (Hardline, Edge Of Forever, Level 10) para escrever as músicas e produzir a bolachinha. Não, nenhuma das músicas foi composta pelo super power trio, e alguns outros compositores contratados do selo complementaram o repertório do disco, a saber: Erik Martensson (W.E.T. e Eclipse) e Magnus Karlsson (Bob Catley, Starbreaker e os três primeiros do projeto Jorn/Lande).

A cara de felicidade de Del Vecchio ao saber do line up que gravaria suas músicas
Bom, já estão todos avisados que o Saints se trata de um Supergrupo de aluguel, certo? Mas vamos ao que interessa, um projeto com tantos bons nomes envolvidos tem como dar errado? Vamos lá descobrir...

On March The Saints

Back On My Trail (ver vídeo) remonta àquele lado mais rocker do Journey e logo de cara quem não conhece os dotes vocais de Castronovo ficará assombrado pela semelhança de sua ótima voz com a do mestre Steve Perry.


Turn Back Time (ver vídeo) é uma faixa com clima bem para cima e que traz também a primeira parceria vocal entre Deen e o também muito bom Blades. Os solos de Aldrich casam muito bem com a proposta AOR, um enfoque diferente para seu estilo que geralmente é calcado numa vertente mais Bluesy do Hard Rock.  A produção é absurda, mas quem esperava pelo clima power trio, esqueça, tudo aqui é repleto de camadas e com o teclado de Del Vecchio ao fundo.


You’re Not Alone traz a primeira participação especial, com o talentoso filipino Arnel Pineda (Journey) engrandecendo a bela balada ao dividir o microfone com Deen. Locked Out Of Paradise tem uma cara menos Journey e mais dramática, e não por acaso, aqui Doug traz um pouco mais de seu estilo tradicional, sempre com aquela qualidade monstruosa que já estamos acostumados a ouvir. Por falar em monstruoso, Neal Schon detona no solo de Way To the Sun (ver vídeo), ótima faixa que traz os vocais de Blades e Del Vecchio junto a Deen.


Dream On é a primeira composição de Erik Martensson (Eclipse, W.E.T) aqui na bolacha, uma para lá de batida música prafrentex e alegrinha, facilmente uma das menos legais do pacote. Don’t Walk Away começa somente com voz e piano, com a banda entrando no refrão. Bonitinha e totalmente anos 1980.

Doug, Deen e Jack: Perfect strangers
Here Forever (ver vídeo) é mais uma power balada, mas dessa vez com uma carga de dramaticidade engrandecida em muito pela performance de Deen na voz. O rock volta à tona com Strangers To This Life, mais uma composição de Martensson, dessa vez um musicão com uma cara de Survivor. A boa Better World é cortesia de Magnus Karlsson, e também tem aquela cara de trilha de filme do Rocky, para deleite dos saudosistas da era de ouro do AOR.


To Mend A Broken Heart é disparada a melhor contribuição de Martensson para esse disco e um dos destaques absolutos do mesmo. In The Name Of The Father encerra a bolachinha de maneira algo tristonha, mas bonita, com Deen por vezes remetendo a Rod Stewart, o que é um baita elogio.

Saldo Final

Vamos lá, desconsidere o cheiro de picaretagem caça-níquel, a banda de proveta de Serafino Perugino traz aqui uma baita aula de rock radiofônico com a melhor produção e alguns dos melhores músicos que o dinheiro pode contratar. A lamentar, apenas o fato de que dificilmente veremos esse grupo em ação em cima de um palco. Ao menos temos aqui para a posteridade um material digno do paraíso do AOR.

NOTA: 8,5

Bônus da Deluxe Edition

A Edição Deluxe do disco traz um DVD e três faixas adicionais. As faixas são duas versões alternativas para You’re Not Alone, uma somente com a voz de Arnel e outra com Deen cantando sozinho, e uma versão de Way To The Sun com os solos de Doug. Já o DVD traz um documentário de 20 minutos e os dois videoclipes oficiais. O documentário conta a história do projeto através de entrevista com os três atores principais, que fazem ainda a análise de algumas faixas do disco. Definitivamente, nada que deva ser assistido mais de uma vez na vida, pois visivelmente não há muito a dizer e os músicos gastam o tempo tecendo elogios uns aos outros, valendo apenas pela simpatia aparente de Blades e Castronovo. Já os clipes, são corretos apenas. Ou seja, o material bônus serve somente aos colecionadores inveterados. Se não é o seu caso, dispense sem medo.

Prós:
Grandes performances, boas músicas e produção cristalina.
Contras:
Lembra demais o Journey e não traz nada de novo na cena AOR.

Classifique como: Hard Rock, AOR, Melodic Rock

Para Fãs de: Journey, Foreigner, Survivor

Ficha Técnica
Banda: Revolution Saints
Origem: EUA
Disco (ano): Revolution Saints: Deluxe Edition (2015)
Mídia: CD+DVD
Lançamento: Frontiers Records

Faixas (duração): CD  - 12 (56’) – 15 (68’) na Deluxe Edition.
DVD: 30’
Produção: Alessandro Del Vecchio
Arte de Capa: Larry Freemantle

Formação:
Deen Castronovo – Bateria e voz;
Jack Blades – Baixo e voz;
Doug Aldrich – Guitarra;
Alessandro Del Vecchio – Teclado e voz;

Participações:
Neal Schon – Guitarra
Arnel Pineda - Voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário