sábado, 18 de abril de 2015

Europe – War Of Kings (Cd – 2015)

Europe - War Of Kings (Cd - 2015)
Digno dos Reis
Por Trevas

Uma Nova Banda
A não ser que você tenha sido mantido em sono criogênico ou tenha sido abduzido por alienígenas e mantido em uma galáxia distante pelos últimos 20 anos, deve estar bem a par de que os suecos do Europe renasceram das cinzas (ou seria da purpurina) com uma sonoridade bem encorpada e melancólica. Caso tenha perdido esse ressurgimento glorioso, fiz um bom apanhado histórico na resenha do penúltimo disco dos caras, cheque aqui!

Europe, com ou sem farofa?
Reafirmando a cada entrevista sua paixão por UFO, Scorpions, Thin Lizzy, Deep Purple, Gary Moore e outros expoentes do rock pesado do velho continente, Joey Tempest ficou bastante impressionado com a ascensão dos retro-rockers californianos do Rival Sons (ver resenha para o novo disco aqui). Não à toa, escolheu o produtor dos caras, Dave Cobb, para capitanear o novo trabalho do Europe. Escolha endossada com alegria por John Norum, cada vez mais afeito à uma linguagem mais bluesy em seus trabalhos.

Punch e Feeling

A recepção ao novo disco foi formidável, com a Metal Hammer (dentre vários outros meios especializados) catapultando-o ao topo da discografia dos suecos. Citações à Deep Purple e Led Zeppelin tem sido uma constante nas resenhas mundo afora. Na contramão, a brasileira Roadie Crew elogiou comedidamente o disco, fazendo uma ressalva, o mesmo faria muito mais a alegria de fãs de classic rock do que aqueles que acompanharam o Europe em seu auge purpurinado. Uma crítica bastante honesta, ainda que só venha a corroborar a qualidade do trabalho dos caras.

Europe em 2015
De fato, a sonoridade de War Of Kings, ainda que longe de datada, está muito mais próxima à dos gigantes setentistas do que da patota dos anos 1980. Mas isso não quer dizer em absoluto que o disco seja um mero exercício de saudosismo barato, há de tudo um pouco aqui. War Of Kings (a música, ver vídeo) e Rainbow Bridge fazem menção à mitologia nórdica, coroadas por uma atmosfera épica fantástica na tradição do Metal Europeu mais clássico.



Hole in My Pocket, Children Of The Mind e Days Of Rock ‘n’ Roll são exemplos perfeitos do rock mais puro e direto e Praise You traz uma versão de Joey Tempest repleta de um feeling que muitos não reconheceriam nele em eras passadas. California 405 e The Second Day em contrapartida já parecem aquele Europe carregado de influências modernas e pitadas de Soundgarden que apareceu com maior destaque em Secret Society. A qualidade das composições é tão destacada que até mesmo a balada obrigatória, a bela Angels (With Broken Hearts), parece dever mais ao irlandês Gary Moore do que a baboseiras melecosas como Carrie. Marcando a mudança de sonoridade do novo trabalho, Mic Michaeli escolheu timbres bastante focados na fase mais clássica do rock, sendo esse seu trabalho mais destacado na nova fase do Europe (tanto em qualidade quanto no destaque na mixagem final).


A sonoridade que Dave Cobb trouxe ao disco é perfeita, com muito punch, destacando a dinâmica das canções e apostando numa performance mais encorpada de Tempest, na telepaticamente perfeita cozinha de Levèn e Haugland e especialmente na vigorosa pegada bluesy do mestre John Norum, que brilha em todas as faixas, mas dá um show especial na orgia guitarrística que marca o final da derradeira Light It Up.

Saldo Final

Afirmar que War Of Kings é possivelmente o melhor disco da carreira do Europe pode parecer uma afronta aos fãs incondicionais dos farofeiros anos 1980. Mas é difícil, muito difícil terminar a audição desse excelente trabalho sem ter exatamente essa impressão. A sonoridade madura e melancólica, repleta de blues e hard rock em sua melhor vertente, aliada a fortes composições e de atuações bem acima da média dos músicos envolvidos faz desse War Of kings um dos destaques prematuros desse promissor ano de 2015.

NOTA: 9

Prós:
Tempest em sua melhor forma, grandes músicas e um sempre excelente John Norum.
Contras:
Talvez desagrade aquele teu amigo fã de polainas, roupas de lycra e laquê.

Classifique como: Hard Rock, Blues Rock, Retro Rock

Para Fãs de: Deep Purple, Led Zeppelin, Thin Lizzy

Ficha Técnica
Banda: Europe
Origem: SUE
Disco (ano): War Of Kings (2015)
Mídia: CD
Lançamento: UDR (importado)

Faixas (duração): CD  - 11 (49’)
Produção: Dave Cobb
Arte de Capa: Paul Tippett, Adrian Andrews e Paul Higgins

Formação:
Joey tempest - voz;
John Levèn – Baixo;
John Norum – Guitarra;
Mic Michaeli – Teclado;
Ian Haugland – Bateria.

2 comentários:

  1. Porra, você só anda postando coisa de viado aqui!VTNC!!!!
    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gwhahahahaha, Danilo, e pior que as próximas resenhas não mudarão muito isso, não...
      Mas não desista da Cripta!!!!
      Abraço
      T

      Excluir