quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sweden Rock Festival - Um Guia Prático



Prólogo – nem só de Wacken vive a Europa

Depois do sucesso do post sobre o Wacken Open Air (ver post aqui), confesso que fiquei com uma curiosidade imensa em relação aos outros grandes festivais do verão europeu, em sua grande maioria menos conhecidos por aqui, mas que há anos vem sendo realizados com esgotamento total de seus ingressos. Confesso que de todos eles existe um que sempre me chamou a atenção pelo Line-up, geralmente tendendo para o hard/heavy mais clássico, com incursões eventuais de bandas que hoje são rotuladas com o tétrico epíteto Classic Rock. Esse é o Sweden Rock Festival, que assim como o Wacken, teve seu início tímido com bandas locais, ganhando força na última década e hoje tendo se tornado um dos principais festivais do verão Europeu.

Pois foi então que minha esposa lembrou de um casal gente boa que visitara recentemente o festival, e o convite foi feito (e aceito, veja só!!!!). Apresento então nossa colaboradora de hoje (quem frequenta o underground carioca certamente já a conhece), senhoras e senhores, com vocês a DJ Renata Roxy!





Renata Roxy é formada em Administração de empresas pela UERJ e atualmente é Analista de Planejamento em uma multinacional. Aos finais de semana atua como DJ em festas Rock no Rio de Janeiro.

Seus estilos preferidos são o Hard Rock, AOR e Heavy Metal, mas com uma queda pelo Goth Rock, porém nas pick ups toca desde o Trash até o Punk, diversidade na pista é tudo!














Sweden Rock Festival
Por Renata Roxy


O Sweden Rock é um festival anual que acontece na Suécia, atualmente na cidade de Sölvesborg. Sua primeira edição foi em Junho de 1992.

Está entre os maiores festivais da Europa trazendo a cada ano grande diversidade, podemos ver show de bandas pesadas, bandas de Classic Rock e Hard Rock, grandes nomes como KISS e Rush e artistas locais.

Durante quatro dias temos todo tipo de diversão, com total segurança  e educação de todos ali presentes. Aliás o povo sueco é muito simpático e receptivo, foi fácil fazer várias amizades por dia lá, rs.

Assim que chegamos ao lugar do festival já avistamos inúmeras barracas de cds, roupas, discos de vinil e acessórios, uma Disney para os metaleiros! Impossível não ir a falência ali.As pessoas que por lá circulam são um show a parte, muito visual!
 Para comer, barraquinhas e trailers vendendo de tudo, desde pizza e hambúrguer, comida mexicana e Quebab, cerveja, refri e energéticos, e tudo era muito gostoso!


Entrada do festival, antes da revista pelos seguranças
Do lado de dentro excelente estrutura e organização, cinco palcos (o palco principal Festival Stage onde tocavam os headliners, outros três menores, intitulados Rock Stage, Sweden Stage , 4 Sound Stage e um palco menor, o Rockklassiker Stage).
Outra coisa impressionante é a limpeza dos banheiros, com papel higiênico e álcool gel durante todo o dia. Na entrada dos banheiros, torneiras de água corrente para encher as garrafinhas d’água. Cervejas estão a venda nos balcões, todas muito boas.Como o povo sueco bebe!

Muitas pessoas ficam no camping mas também é possível se hospedar em cidades próximas. Eu fiquei hospedada na cidade de Kristianstad, há ônibus com horários marcados saindo das cidades vizinhas e que retornam após o término dos shows.Tudo comprado previamente pela internet.

No primeiro dia do festival os ingressos eram retirados após apresentar os tickets previamente pagos, recebemos uma pulseirinha que nos dá passe livre para o paraíso do Rock. Revistas com todos os detalhes sobre o  festival e horários dos shows são vendidas lá dentro para que você não perca o show da sua banda favorita. Sessões de autógrafos com as bandas, stand com exposição de fotos (esse ano tinha exposição do Motley Crue). Existe uma loja oficial que vende desde camisas oficiais do festival até cadeiras de praia, tudo com a marca Sweden Rock. Esse primeiro dia serve mais para explorar todo aquele espaço pois os melhores shows acontecem do segundo dia em diante.

Ao longo do dia são muitas as opções de diversão, shows acontecendo em todos os palcos o dia todo, as pessoas a volta, tudo é demais! Haja energético para ter pique para viver tudo!

Durante o dia faz calor (levem protetor solar), pessoas circulam de camiseta e short, mas ao cair da noite fica frio, então sempre leve uma jaqueta, meia-calça e gorros na mochila. Aliás vale mencionar que na Suécia durante o verão temos sol até umas 23hs, tudo contribui para a diversão! Esse ano excepcionalmente não choveu, mas sempre é bom ter uma capa de chuva. E um boné para se proteger do sol durante o dia.



Entre um show e outro vale a pena dar uma descansada básica, leve uma canga na sua mochila para dar aquele deitadão na sombra! Se bem que tem gente que deita no sol mesmo, hahahaha, os suecos adoram o verão!

Rocker descansado na grama entre um show e outro, coisa comum durante o festival
O line up dese ano estava incrível! Assisti bandas pesadas como Amon Amarth, com seus arsenais vikings no palco, o metal melódico do Avantasia, o classic rock do Sweet,  Black Star Riders, Saxon, Accept e Doro, monstros como KISS e Rush, o AOR do Europe tocando em casa, muitas bandas suecas como o Crazy Lixx e  Mia Klose entre muitos outros. Toda essa diversidade faz do Sweden Rock o melhor festival de Rock europeu da atualidade! No Sweden você consegue assistir um show da grade! Eu assisti o KISS na grade, é bem mais tranquilo do que aqui.

Somente consegue entender  o clima mágico do Sweden Rock Festival quem tem a oportunidade de passar por lá: várias crianças pequenas com protetor de ouvido, famílias inteiras, suecas que tiram a blusa sem a menor cerimônia e ficam de lingerie (afinal é verão). Gente de todos os estilos e muito vikings espalhados por todo canto.


Quem tiver vontade de conhecer, aconselho muito! Compre tudo com bastante antecedência porque os hotéis nas cidades vizinhas lotam rápido!

Stay Rock!

Painel do kiss para os fans brincarem de tirar fotos com seus ídolos: tudo em 2013 era em homenagem ao Kiss

2 comentários:

  1. O SRF realmente é uma experiencia unica e maravilhosa.Vale muito a pena segurar grana por um ou dois anos e ir lá conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Jay
      Certamente, e sempre fico embasbacado com os line-ups do festival, tem ano que parece um dream team para fãs de Hard/heavy.
      Abraço
      Trevas

      Excluir