sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sacred Mother Tongue - Out Of The Darkness (CD - 2013)

Sacred Mother Tongue - Out Of The Darkness
Prólogo – uma promessa britânica se tornando realidade

Tratada como uma promessa de revitalização da atualmente combalida cena metálica britânica, o Sacred Mother Tongue teve início em 2004, como um canal para o virtuoso guitarrista Andy James poder se expressar em seu estilo favorito, o Heavy Metal.

O Guitar Hero Andy james
Conhecido pelos guitarristas mundo afora por seus álbuns solo e vídeos no Youtube, Andy encontrou estabilidade para sua nova banda somente em 2008, com a entrada do promissor vocalista Darrin South. Com ele foi gravada então a estréia oficial da banda (já havia sido lançado o auto financiado Revenge Is Personal, em 2006), The Ruin Of Man, com alguma repercussão na cena inglesa, apostando em um som que se aproximava um pouco do metalcore americano (ver vídeo). Atenta ao burburinho, a EMI logo assinou com a banda.


Em setembro de 2012 saiu o EP A Light Shines, já pela EMI, obtendo grande acolhida da crítica, em especial da Metal Hammer inglesa. Com a faixa Evolve/Become como destaque absoluto e um som mais melódico e focado, a banda se preparou então para um importante passo na carreira, o lançamento de seu novo full lenght, dessa vez contando com muitos olhos (e ouvidos) a espreitar, esperançosos.

O EP A Light Shines (2012)
Sacred Mother Tongue
Uma Jornada Para Fora da Escuridão

Com as letras girando em torno de um conceito bastante pessoal, mas um tanto quanto batido, da trajetória do vocalista Darrin South pelo inferno da depressão clínica, Out Of The Darkness tem início com uma de suas melhores faixas, Demons (ver vídeo abaixo, ao vivo). Guitarras em harmonia, ótimos riffs e solos e um vocal limpo, nada gritado, mas eficiente nas melodias que moram em algum lugar entre o acessível e o tipicamente metálico. Uma baita música e grande cartão de visitas para o novo som do SMT, calcado em um Heavy Metal direto e moderno, mas com lampejos de Power Metal e Heavy Tradicional.


Bird in Hand tem uma pegada mais moderna típica do metalcore de bandas como Killswitch Engage, só que com vocais totalmente limpos. A ótima cozinha do SMT, cortesia de Lee Newell (bateria) e Josh Gurner (baixo, recentemente substituído por Craig Daws) dá o tom da vigorosa Seven (vídeo).


A pesada Pawn lembra um pouco mais o som do disco anterior da banda e embora comece com um dedilhado bonitinho, Bleeding Out (Ver vídeo) é outra pedrada, com mais um refrão comercial sem ser apelativo.


A Light Will Shine (video) carrega o fardo de ser a faixa que deu nome tanto ao EP que antecedeu esse disco quanto ao próprio disco, de frase presente em seu refrão. Se em termos conceituais sua letra é importante para o disco, em termos musicais pode se dizer o mesmo, com solos inspirados de Andy James e boas melodias vocais, é certamente um dos destaques aqui.


The City is Crying e Just A Ride, ambas contendo riffs rápidos e ótimos solos, mantém o disco em alta para o encerramento em grande estilo com Evolve/Become (ver vídeo), talvez a melhor música da banda até esse ponto da carreira, e a redentora Believe.


Saldo Final

O Sacred Mother Tongue escolheu o caminho certo ao procurar uma identidade fora da cena Metalcore e investir suas fichas em boas canções sem abrir mão do peso, o que culminou em um disco empolgante que pode e deve agradar tanto os fãs de metal moderno quanto os headbangers mais tradicionais. Tudo isso ancorada no talento já conhecido de Andy James e na revelação Darrin South. Se essa banda é uma amostra da renovação da outrora fértil cena britânica, o futuro pode então ser promissor na terra da Rainha.


NOTA: 8


Ficha Técnica
Banda (Nacionalidade): Sacred Mother Tongue (ING)

Título (ano de lançamento): Out Of The Darkness (2013)

Mídia: CD
Gravadora: EMI (Importado)
Faixas: 10
Duração: 43’

Rotule como: Heavy Metal, Metalcore

Indicado para: fãs de Heavy Metal em geral... 
Passe longe se: não gostar de melodia em seu metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário