segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Sepultura - Sepultura Endurance (Filme, 2017)

 



Embracing The Storm

Por Trevas

 “Já havia ouvido a banda antes, mas pra mim não faziam nada de diferente que eu já não tivesse escutado com Slayer ou Possessed. Talvez o sotaque do Max fizesse alguma diferença. Mas aí ouvi Refuse/Resist e não acreditei! Aquilo sim era diferente de tudo o que já tinha ouvido, era simplesmente a coisa mais pesada que meus ouvidos já haviam testemunhado! Era Metal feito como nunca antes! Aquilo era o som do próprio apocalipse!”

As palavras acima são uma transcrição aproximada da apaixonada declaração de ninguém menos que Scott Ian, um dos maiores ícones do metal estadunidense, sobre o nosso Sepultura.

E Endurance traz depoimentos ainda mais  apaixonados de gente do naipe de Lars Ulrich (Metallica), Phil Campbell (Motörhead), David Ellefson (Megadeth), Phil Anselmo e Vinnie Paul (Pantera) e Corey Taylor (Slipknot), só para ficar em alguns nomes...

Um documentário bem construído, que mistura um pouco do resgate das origens, com imagens de bastidores de todas as épocas e entrevistas com figuras chave da trajetória (Monte Conner, Ross Robinson, João Gordo, a galera do Chakal, Jairo Guedz...) com o clima atual da banda em turnê e gravações.

Pegando inclusive momentos cruciais da saída de Jean Dolabella e a chegada do fenômeno Eloy Casagrande.

E tem algumas passagens surpreendentes, como o quanto Lemmy “apadrinhou” a chegada de Derrick, ajudando a banda a vencer a queda de braço com as vozes dissonantes em relação à escolha do “Fumaça “.

Ah,sim...esse é o documentário que resultou no chilique dos Cavalera, que se recusaram a participar do mesmo e limitaram o uso de parte do material. Mais uma demonstração de pequenez de espírito. Uma pena.

Talvez esse imbróglio tenha impedido Endurance de ser um registro perfeito de toda a jornada da banda, mas ainda assim seus 90 minutos passam como um foguete.

Mas as declarações de decanos da história do Metal lá de fora deixam aquela tristeza: os caras são venerados no exterior e aqui, a cada lançamento, desde Chaos AD, é uma choradeira e mimimi impressionantes por parte dos cagadores de regra e (posteriormente) das viúvas de Max.

Longa vida ao Sepultura. (NOTA:9,00)

 

Disponível na Netflix







Nenhum comentário:

Postar um comentário