domingo, 9 de agosto de 2020

Lucifer – Lucifer III (CD-2020)



The Devil You Know

Por Trevas 

Meio redundante dizer, mas esse é o terceiro rebento do combo multinacional capitaneado pela alemã Johanna Platow Andersson, outrora conhecida por Johanna Sadonis. Sim, a mudança de nome da moça tem um pouco a ver com a mudança na banda. Johanna juntou os trapos (e assumiu o nome) com seu parceiro de segundo disco, Nicke Andersson (multi-instrumentista que ficou famoso por ter capitaneado bandas tão díspares quanto Entombed e Hellacopters), e os dois são exatamente o que sobrou do segundo disco, além de escrever e produzir tudo o que ouvimos aqui.

Johanna e seus Black Caps

De cara Ghosts nos leva a crer que o Lucifer optou definitivamente por assumir seu lado Retro Rocker, como no segundo trabalho, em detrimento ao Occult Rock com elementos de Doom do disco de estreia. Ainda que as boas Midnight Phantom e Leather Demon (assim como as letras) mantenham sopros, não mais que efêmeros do clima sombrio de outrora.


Não que isso seja exatamente um problema. A despeito das mudanças de formação e de opção estilística, a banda conseguiu forjar uma cara própria, muito graças à voz única de Johanna. Longe de ser uma virtuose da voz, a alemã tem um timbre agradável que nos remete a algum lugar esfumaçado (e com leve cheiro de enxofre) no fim dos anos 1960.


Dessa vez Nicke ficou restrito às baquetas, as boas guitarras cabendo ao desconhecido Martin Nordin e ao sueco Linus Björklund (do ótimo grupo de Retro Rock VOJD). Não dá para saber pelos créditos quem responde pelo baixo nem pelo Hammond climático que aparece aqui e acolá. Mas é tudo bem feito, com aquela aura de produção antiga, ainda que bem polida. O problema é que as músicas são legais, mas carecem de um algo a mais que estava presente nos dois trabalhos anteriores. Uma bolachinha curta, boa de se ouvir, mas que falha em se destacar dentro do para lá de recheado e concorrido mercado de lançamentos do universo Retro Rocker (NOTA: 8,21)

Visite o The Metal Club

Gravadora: Hellion Records (nacional)

Prós: a banda achou sua cara, e é uma cara agradável

Contras: menos cativante que os trabalhos anteriores

Classifique como: Retro Rock, Occult Rock

Para Fãs de: Blood Ceremony, Jess And The Ancient Ones, Jex Thoth 


Nenhum comentário:

Postar um comentário