domingo, 19 de março de 2017

Armored Saint – Carpe Noctum (Cd-2017)

Armored Saint - Carpe Noctum
Santos Compactados
Por Trevas

Uma da melhores bandas de Heavy Metal Tradicional dos Estados Unidos, Armored Saint assumiu seu lugar confortavelmente ao passar dos anos como uma entidade restrita ao nicho cult da cena. Poucos e espaçados lançamentos de estúdio, turnês esporádicas e de curta duração e estratégia de marketing quase inexistente. Some isso a um pacote de lançamentos ao vivo restrito, limitado a Home Videos que não vão além e Bootlegs chancelados e um Ep (Saints Will Conquer, ver resenha aqui) e temos motivos para ficar empolgados ao nos deparamos com a notícia meio escondida de que os Saints estão fazendo campanha de financiamento para um novo material ao vivo.


Pledge

Ok, assim que fiquei sabendo da campanha, escolhi logo meu pacote, incluindo o Digipack do disco, mais download digital e uma camisa especial da campanha. O envio do meu pacote atrasou alguns dias, e mesmo antes deu ter me dado conta disso, recebi uma mensagem de Tracy Vera, esposa de Joey Vera e empresária da banda, me informando que houvera um problema com as camisas de tamanho P (tamanho por mim escolhido). Ela me informava que eu poderia optar por aguardar o novo lote de camisas e receber o pacote todo junto ou receber o Cd antes e depois a camiseta. Informei que não havia problemas em esperar desde que eles me dessem um prazo e ele não fosse muito longo. Ao que ela me ofereceu uma outra opção: se eu optasse por um tamanho M, ela me enviaria no mesmo dia. Topei. Depois ela me mandou uma mensagem que, como desculpas pelo atraso, estaria seguindo um pequeno brinde no pacote. Recebi meu pacote ontem e, além da camisa e Cd, me foi enviado uma prancha com adesivos da banda e um pôster do disco autografado por todos da banda. Que bacana! Vai ganhar moldura, claro!!!


Pacote da felicidade do velho Trevas
O Disco.

Carpe Noctum cumpre exatamente o que promete, são oito faixas ao vivo pinçadas de eras diferentes da carreira da banda, muito bem executadas, obrigado. O material foi extraído de duas apresentações em solo alemão na Turnê do Win Hands Down (ver resenha aqui), em 2015. Uma delas da apresentação dos Saints no Wacken Open Air. Infelizmente não há informações de que música veio de qual apresentação. As performances aqui beiram a perfeição, todas ganhando e longe de suas contrapartes de estúdio. São elas: Win Hands Down, March Of The Saint, Stricken By Fate, Last Train Home, Mess, Aftermath, Left Hook From Right Field e o encerramento com Reign Of Fire. As guitarras e cozinha estão em sintonia quase telepática. A voz de John Bush nunca soou tão clara e perfeita numa gravação ao vivo, o que chega a levantar a dúvida quanto o uso ou não de overdubs no material.


Bom, se Carpe Noctum é excelente quando julgado pelo que é, pode ser amplamente criticado pelo que não é. Confuso? Nem tanto. A primeira crítica é: ao se levar em consideração a qualidade dos vídeos de divulgação liberados para sua promoção, ficamos intrigados pela banda ter optado por não lançar um DVD/Blu-ray do material. Lembrando que não há material em vídeo com gravação profissional para os Saints, é uma crítica bem válida. A segunda crítica, ainda mais contundente, é quanto à duração: por que diabos mesmo com a campanha de financiamento pelos fãs, a banda optou por restringir o material a apenas 8 músicas e menos de 40 minutos? Não faria mais sentido lançar um ao vivo completo, com um repertório que fizesse justiça à uma discografia bem acima da média? Pois é.



Saldo Final

Carpe Noctum apresenta 38 minutos de uma banda que vive uma de suas melhores fases em cima de um palco. Um ótimo material, mas que faz com que a gente questione o porquê diacho os Saints nos privaram de um lançamento mais abrangente. Ainda ficaremos à espera do material ao vivo definitivo dessa grande banda. Esse só serve de aperitivo.


NOTA: 8,00

Gravadora: Metal Blade (importado)
Pontos positivos: muito bem gravado e executado
Pontos negativos: poderíamos ter muito mais músicas aqui 
Para fãs de: Riot, Anthrax
Classifique como: Heavy Metal



Nenhum comentário:

Postar um comentário